_Eventos In Flor »

Teatro

Grupo Formativo 2

O grupo de Teatro formativo 2 é constituído por elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste grupo, o principal objetivo é desenvolver as capacidades artísticas de cada aluno, colmatar as suas dificuldades e fornecer algumas técnicas teatrais.

Sócrates afirmava que a única maneira de aprendermos é sermos humildes e ignorantes de cada vez que questionamos o mundo. É exatamente o que faz cada criança cada vez que pega num personagem. Do trabalho de “ator” com a personagem nasce um processo de crescimento pessoal, imaginativo e até cultural. Pois é através da interpretação, ou melhor, da ficção que cresce a imaginação, a criatividade e se resolve os problemas imaginativos da sua personagem e sem se aperceber os seus próprios obstáculos. Este crescimento desenvolve-se através de jogos dramáticos, dos quais trabalham o corpo, a voz, o espaço, os objetos, as emoções a linguagem verbal e gestual. Todos estes temas são fundamentais num processo teatral, tal como, num processo de vida. Sendo assim, afirmo que o teatro é algo mágico que cria e transforma o que há e não há para ser transformado.







Grupo Formativo 3

Neste grupo pretende-se um trabalho mais avançado do que nos anteriores dando iniciação ao trabalho de ator para que o formando esteja preparado até para ingressar numa escola de teatro quer profissional quer superior. O grupo é constituído por formandos com idades superiores a 13 anos.




Grupo Formativo Especial

O Grupo Formativo Especial é constituído por elementos com necessidades especiais, sem limites de idade. Nesta turma, pretende-se que os alunos recriem os seus sonhos e ultrapassem os seus bloqueios.

Está provado que o teatro é essencial para o desenvolvimento de cada pessoa, não só como indivíduo, mas em tantos outros aspetos. Esta é uma atividade que vai construindo sem que seja notado o seu trabalho, muitas vezes no seu percurso é difícil ver as transformações e os resultados. Os jogos dramáticos ajudam a desenvolver as capacidades físicas e intelectuais de uma forma divertida e é possível ver que os alunos gostam e vão melhorando. Depois de uma exploração individual e coletiva, através dos jogos dramáticos, as pequenas representações fazem com que os alunos sintam a responsabilidade de um processo e do seu resultado e isto, na generalidade é bem visível. Sendo assim, ao fim de um tempo é espantoso os benefícios que traz. Este tempo é um fator variável, pois cada qual tem o seu ritmo. Neste tipo de trabalho, é necessário trabalhar o corpo, a voz, a concentração, o espaço, as emoções, o ritmo, nas suas possibilidades artísticas e pessoais. O teatro trabalha tudo isso de uma forma divertida, com jogos, pequenas representações, histórias, diferentes personagens, diversos mundos, entre outros.

Saiba mais sobre o Escarlate II»
         Menu novidades.

Conhecer melhor o Flor de Infesta



Nenhuma parcela deste sítio pode ser reproduzida sem a permissão do G.D.M. Flor de Infesta. | Todos os direitos reservados